Ex-presidente da exchange de criptomoedas Bithumb é preso

Ex-presidente-da-exchange-de-criptomoedas-Bithumb-é-preso
 Kang Jong-Hyun é suspeito de conspirar com um parceiro de negócios para manipular os preços das ações e roubar 60 bilhões de won (cerca de R$ 247 milhões) de sua empresa, segundo a agência de notícias local JTBC.

Bitcoin é um ativo digital, criado e armazenado eletronicamente em um livro-razão distribuído, conhecido como blockchain. Lançado inicialmente como software de código aberto em 2009, o Bitcoin é de longe a criptomoeda mais popular e amplamente usada atualmente. Os promotores do Bitcoin afirmam que seu inventor, Satoshi Nakamoto, tinha Kang e dois outros executivos envolvidos no aumento de preços das empresas afiliadas do Bitcoin, das quais Kang era proprietário. Além disso, os promotores do Distrito Sul de Seul ordenaram a prisão de Kang Ji-Yeon, irmã mais nova de Kang e principal executiva das empresas de capital aberto Inbiogen e Bucket Studio, ambas associadas à Bithumb.

A gigante da bolsa de Bitcoin Bithumb Korea foi criticada depois que seu suposto proprietário, Kang Jong-Hyun, foi acusado de fraude financeira na semana passada. No entanto, Kang negou as acusações e afirmou não ter mais qualquer envolvimento com as empresas em questão. A equipe da Bithumb Korea também divulgou uma declaração esclarecendo seu relacionamento com a organização: "Kang Jong-Hyun não tem nenhuma conexão com a Bithumb Korea. Ele definitivamente NÃO foi o ex-presidente da Bithumb Korea. NUNCA." Eles refutaram todas as alegações e suspeitas de que ele era o proprietário da empresa.

Bithumb passa meses de turbulência

O Bitcoin foi objeto de investigações recentes na Coreia do Sul em meio a alegações de que foi manipulado. Na quinta-feira da semana passada, as autoridades locais invadiram os escritórios da Bithumb como parte de tais investigações. De acordo com Yonhap, os promotores da Divisão de Investigações Financeiras do Ministério Público do Distrito Sul estão investigando transações relacionadas a um indivíduo ou entidade específica que supostamente manipulou o preço da moeda digital para obter lucro. Além da Bithumb, os investigadores também analisarão detalhes de transações em outras empresas de criptomoedas nas quais o ativo está listado.

Bitcoin é uma das criptomoedas mais populares e, em 2020, seu preço disparou quando investidores de todo o mundo começaram a se interessar. Recentemente, porém, a exchange de criptomoedas sul-coreana Bithumb enfrentou o escrutínio das autoridades locais por suspeita de sonegação de impostos envolvendo transações domésticas e estrangeiras. No final de dezembro, um de seus acionistas cometeu suicídio devido a essa investigação ao ser acusado de peculato, manipulação de mercado e outros crimes.

Tudo sobre a Bithumb

O Bitcoin (BTC) teve um crescimento tremendo nos últimos anos, transformando muitos investidores em milionários. Ainda assim, o mercado de criptomoedas tem seus problemas e players, como a exchange sul-coreana Bithumb, tiveram que se ajustar às mudanças que vieram com esse ecossistema. 

Outrora a segunda maior bolsa de criptomoedas da Coreia do Sul com base no volume de negócios, a Bithumb viu um grande declínio nos negócios recentemente devido a crises e investigações. Isso fez com que a bolsa perdesse terreno e se tornasse um alvo de aquisição da FTX antes que a gigante de Sam Bankman-Fried entrasse em colapso. A partir de hoje, a Bithumb é a 37ª maior bolsa do mundo em volume de negócios, de acordo com os dados da CoinGecko.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem