Para a realização de saques na Celsius, os usuários devem atender às políticas de combate à lavagem de dinheiro (AML) e Conheça Seu Cliente (KYC). Além disso, é necessário fornecer as informações sobre o endereço para onde o recurso será sacado.
A Celsius oferece saldos para todos os seus clientes em uma lista de criptomoedas. Esses fundos podem ser reivindicados a partir do "Programa de guarda" da Celsius ou das suas "Contas retidas", com taxas até 94% do montante depositado originalmente.
Celsius vai autorizar saques para investidores elegíveis
A Celsius alertou usuários potenciais que os saques dos ativos só ocorrerão se houver saldo suficiente para cobrir as taxas associadas à transação. Além disso, devido a esperada alta demanda, a Celsius orientou que os pedidos de saques não seriam processados imediatamente. A empresa prometeu contatar usuários qualificados no dia 15 de fevereiro.
Por fim, Celsius afirmou que caberá ao tribunal determinar se os usuários poderão sacar os 6% restantes de seus saldos no futuro.
A Celsius anunciou que os usuários elegíveis de sua plataforma de custódia podem acessar e sacar cerca de 94% de seus ativos armazenados na plataforma. Se os usuários serão capazes de obter o restante dos 6%, isso será decidido pelo Tribunal em uma data ainda a ser definida.
No dia 7 de dezembro, noticiou que o valor de reembolso devido pela Celsius por seus clientes chegava a US$ 44 milhões, equivalente a cerca de R$ 210 milhões na conversão atual. No entanto, esse valor é apenas uma pequena fração dos fundos presos nas contas Celsius e as estimativas apontam que a quantia poderia chegar a bilhões de dólares economizados.
Em julho de 2022, a Celsius Network entrou em recuperação judicial por meio do Capítulo 11 devido às conseqüências do colapso da Terra (LUNA). Estes problemas de liquidez grave levaram a um mês de complicações financeiras para a empresa.
Celsius é um esquema ponzi?
Na última semana, Shoba Pillay, um investigador do caso de falência da empresa Celsius, acusou a empresa de enganar seus investidores operando um esquema de pirâmide. Acusações indicam que a empresa eventualmente usou fundos de novos clientes para pagar saques dos clientes anteriores, comportamento típico na caracterização de uma operação Ponzi.
A Celsius Network, uma popular credora de criptomoedas, está sob investigação de uma empresa de consultoria externa desde setembro. Recentemente, o investigador divulgou um relatório detalhando as operações da empresa antes de seu pedido de falência. O relatório fornece uma visão abrangente das operações da Celsius, incluindo informações sobre dados de clientes e como os fundos foram administrados pela empresa.
A declaração do Superintendente Pillay indicou que a Celsius foi um operador não autorizado no Quebec, pois afirmou que os saques criptográficos e outros serviços da Celsius são significativamente diferentes dos descritos para seus clientes. Isso significa que a Celsius foi acusada de oferecer serviços financeiros sem licença no território quebecês.