Luna Foundation Guard usou 14 bilhões para garantir lastro da UST

 A Luna Foundation Guard (LFG), a entidade por trás do colapso do ecossistema Terra, gastou U$ 2,8 bilhões em criptomoeda para proteger seu título de stablecoin TerraUSD (UST). Os resultados são baseados em uma revisão independente realizada pela JS Held, uma empresa de consultoria com sede em Nova York.

De acordo com a auditoria, os gastos da LFG para proteger o subtítulo começar em maio, pouco antes do crash da stablecoin. Mas, além do LFG, o desenvolvedor Terraform Labs (TFL) também gastou U$ 613 milhões para proteger o FSO.

Conforme relatado pela CriptoFácil, a UST perdeu a paridade em maio após uma série de liquidações por parte de seus detentores. O colapso da stablecoin afetou então todo o mercado Terra, que perdeu R$ 240 bilhões em valor de mercado em questão de dias.

Além disso, o co-fundador da terra Do Kwon, voltou para discutir o episódio do colapso do FSO, que muitos compararam ao caso recente do FTX. Mas Kwon diz que há diferenças significantes entre os dois episódios.

O exemplo UST

Uma stablecoin é um ativo projetado para refletir o valor de outro ativo, geralmente moeda fiduciária. UST é uma stablecoin algorítmica projetada para manter a paridade com as forças do mercado. Ou seja, não é lastreado em dólar e seu valor é definido algoritmicamente.

Para sustentar o lastro a LFG começou a comprar grandes quantidades de bitcoin (BTC) no início do ano. No entanto, a queda nos preços das criptomoedas atingiu a UST e desconfiou dos investidores.

Depois disso, os detentores de UST começaram a vender grandes quantidades de stablecoins para testar o Peg. A LFG então começou a vender ativos na tentativa de reduzir o valor da stablecoin.

Os empenhos da LFG e da TFL acabaram falhando, com a UST caindo 80 % em três dias. Em semanas, a stablecoin caiu para zero e o ecossistema da terra de U$ 40 bilhões chegou ao fim.

Discordância entre UST e FTX

A queda se espalhou amplamente pelo setor de criptomoedas, com muitos credores, corretores e bolsas entrando com pedido de proteção contra falência devido à exposição ao ecossistema.

Quase seis meses depois, o crash do FTX teve um efeito semelhante no mercado. Quando a terceira maior bolsa rompeu, outras plataformas começaram a bloquear saques devido à falta de liquidez.

Assim, a comunidade rapidamente comparou os dois episódios de bancarrota. Mas a crise do FTX não é a mesma que atingiu a terra com o LFG. E quem disse isso é o próprio Do Kwon, criador do ecossistema da terra.

De fato, a queda de FTX e UST tem diferenças importantes. Um deles envolve a perda de paridade para stablecoins “descentralizadas”. O outro caso tratou de questões de supervisão com uma plataforma central.

"Embora tenha havido uma série de falhas recentes de criptomoeda, é importante distinguir entre Terra e FTX. No primeiro, uma stablecoin transparente e descentralizada de código aberto falhou em manter a paridade e seus criadores consumir capital tentando defendê-la. No segundo, houve uma falha em se concentrar em plataformas de custódia onde suas operadores usaram indevidamente o dinheiro dos clientes para obter ganhos financeiros ", disse Do Kwon, fundador da Terraform Labs.

O paradeiro de Do Kwon é desconhecido depois que a Interpol colocou as agências policiais em todo o mundo em alerta.

Melhor Cripto publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.

Tags:

#BTC #Bitcoin #MelhorCripto #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças  #Banco #cryptocurrecy #bitcoin #cryptocurrency #blockchain #ethereum #litecoin #dogecoin #dash #monero #ripple #zcash #ethereumprice #etherprice #ethprice #bitcoincash #btcprice #xrp #xmr #xem #xltc #xlbc #xvg #xcp #cryptocurrencies #bitcoin #ethereum #litecoin #dogecoin #dash #monero #ripple #zcash #stellar #xrp #binance #kimdotcom #tron #cardano #ethereumclassic #eth #ethtrader #bitcoincore #btc #blockchain #ico #icotoken #token #altcoins #crypto #cryptocurrency #cryptocurrencies #cryptocurrencies #altcoin #altcoins #altcoin #altcoinstrading #altcoinstradingplatform #altcoinstrade #altcoinstrade #cryptocurrencies #bitcoin #ethereum #litecoin #dogecoin #monero #dash #zcash #ripple #stellar #xrp #binance #kimdotcom #tokensale #ico #blockchain #ethereummining #ethereumprice #ethereumprice #ethtrader #ethereumexchange #ethereumwallet  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem