Segundo a empresa de análise de criptomoedas Kaiko, esta relação é medida pela volatilidade obtida em 20 dias do BTC, uma métrica que mede as mudanças diárias no preço do BTC. O índice de volatilidade do BTC caiu muito abaixo do Nasdaq 100 e também do S&P 500.
Como resultado, o BTC está experimentando menor volatilidade do que o mercado de ações dos estadosunidos pela primeira vez em dois anos. A última vez que isso aconteceu foi no último trimestre de 2020, pouco antes de o BTC quebrar a barreira de U$ 20.000 novamente.
Em outras palavras, o preço do BTC tem sido menos volátil nas últimas três semanas. Isso tornou a criptomoeda menos estável, embora o cenário global prossiga desafiador. Pouco antes dos 20 dias em questão, a volatilidade das criptomoedas e do mercado de ações atingiu um máximo de 40 anos.
Dados externos ainda são uma preocupação
Os mercados de sexta-feira dia 21 de outubro prognosticar que a inflação dos estadosunidosdaamérica continuará alta. Os dados mostram que o Fed continuará a aumentar as taxas mas a inflação continuará em 2023.
Como resultado, muitos economistas esperam que as taxas de juros dos estadosunidosdaamérica sobem. O Fed já elevou as taxas três vezes este ano em 0,75 %, sendo a primeira a mais forte desde 1994. E a tendência é de outra alta de 0,75 % no próxima reunião, entre 1º e 2 de novembro.
Kaiko também diz que a diferença entre as leituras de volatilidade de 30 e 90 dias para BTC e ações diminuiu desde a segunda quinzena de setembro. Tanto o Nasdaq 100 quanto o S&P 500 caíram cerca de 10% desde o início daquele mês, mas o BTC caiu menos de 5% no mesmo período.
Esta é a primeira vez que o Bitcoin é menos volátil que o Nasdaq desde outubro de 2020. É também a primeira vez desde agosto de 2020 que a maior criptomoeda do mundo está mais estável que o S&P 500.
Compreenda os números
“A volatilidade do BTC vem caindo desde o início de julho, quando a indústria começou a enfrentar a crise de liquidez que ocorreu após o colapso do ecossistema”, disse Albumen Medalie, diretora de enquête da Kaiko.
O volume de negociação de criptomoedas permaneceu estável apesar da baixa volatilidade, sugerindo que a atividade de negociação permaneceu consistente. Por outro lado, o mercado de ações está experimentando uma maior volatilidade. "Devido a uma série de fatores, incluindo altas taxas de juros, fortalecimento do dólar, inflação em curso, crises de energia e guerras.
Medley também disse que, embora o BTC esteja longe de ser o preço mais alto, as criptomoedas atuam como uma espécie de amortecedor contra a incerteza macroeconômica. Como a alta volatilidade também afeta os subtítulos de dívida, o BTC tem sido um dos poucos ativos estáveis nos últimos meses.
“A divergência na atividade de mercado entre as duas classes de ativos mostra que as criptomoedas são mais resilientes a eventos macro que levam à volatilidade recente”, disse Medalley.
De acordo com o IntoTheBlock o coeficiente de correlação atual do BTC com o Nasdaq e o S&P 500 está em torno de 0,3. Quanto mais próximo esse valor estiver de zero, menor será a correlação. Quanto mais próximo de 1, mais correlação.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #cryptocurrecy #Analise #SP500 #Volatividade