O que Lula e Bolsonaro pensa sobre o Real Digital

 Os testes do famoso Real Digital, o esperado CBDC brasileiro iniciaram no mês de setembro, e tem uma previsão de percorrer até janeiro de 2023. Após a finalização desta fase de testes, o Banco Central do Brasil vai começar a introduzir a fase piloto da CBDC, que deve continuar até o segundo trimestre de 2024.

O que esperar do CBDC Real Digital?

No meio deste percurso, vai haver o 2° turno das eleições para presidente, onde mais tarde, ou Luiz Inácio “Lula” da Silva do PT vai ser eleito, ou notaremos a reeleição de Jair Bolsonaro do PL.

De qualquer forma, a troca ou permanência do Ministro da Economia, que de certa forma conversa diretamente com Banco Central sobre este assunto é um fator que poderia influenciar diretamente no processo.

Bernardo Pascowitch, que é o CEO da Yubb Investimentos, diz que o Real Digital “tudo ainda é muito nebuloso”, e ainda não existe uma definição certa, e por este motivo, é difícil falar qual dos candidatos à presidência faria melhores avanços.

“A vitória do Bolsonaro levaria pelo mesmo caminho do desenvolvimento pessoal atual. Já com o Lula, por ser algo ainda incipiente , também observo como alguma maturação”, diz.

Pascowitch alega que a integração do Real Digital com criptomoedas da América Latina, algo que já defendido pelo Lula, não seria algo positivo, mas também não observa o projeto sendo viabilizado neste caminho.

Fabrício Tota, que é Diretor de Novos Negócios da corretora Mercado Bitcoin relembra que o Presidente do Banco Central possui autonomia sobre este assunto.

“Em fevereiro de 2021, foi sancionado um decreto que garante total autonomia e a adoção de mandatos de 4 anos para o presidente do Banco Central e diretores da autarquia federal, sem serem coincidentes com os ciclos da gestão do presidente da República”, finaliza. 

Para ele, tudo leva a entender que a tendência é de que o resultado das eleições não influencie de forma direta os rumos do Real Digital.

“Realmente espero que tenhamos grandes avanços significativos ainda durante o mandato do Roberto Campos Neto. Ele tem sido um grande entusiasta do mercado das criptomoedas como um todo, em especial da tokenização, e já sinalizou que não quer ter um novo mandato”, complementa.

No que tange a presidência do Banco Central, Tota diz que, uma vez que não sabemos quem vem depois, é fundamental que avancemos o máximo possível nos próximos dois anos. “E estamos neste caminho”, comenta.

Um cenário de Lula, ou Bolsonaro, e seus possíveis Ministros

Quando questionado acerca da posição de Fernando Haddad do PT e do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles sobre o CBDC Real Digital possíveis nomes de ministros em um governo Lula, Bernardo Pascowitch, CEO da Yubb Investimentos, observa avanços com varios propósitos.

“O Meirelles está trabalhando e fazendo parte do conselho da Binance, que é a maior exchange de cripomoedas do mundo. Imagino que teria uma visão bem favorável ao Real Digital, CBDCs, tokens etc. Porém, o Haddad já criticou o bitcoin no passado e apoiou a ideia da criptomoeda na América Latina”, diz.

Neste sentido, ele alega que Haddad poderia ter uma posição favorável também, mas de forma a tentar levar o projeto para outros países latinos.

Com relação ao Paulo Guedes, um possível cenário do governo Bolsonaro, o cenário provável é de manter o caminho atual de ser favorável. “Embora seja uma pauta mais do que Banco Central do que do governo em si”, finaliza.

 BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.

Tags:

#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças  #Banco #cryptocurrecy #Eleições2022 #LULA #Bolsonaro #Realdigital #Analise #Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem