O objetivo da iniciativa do banco é solucionar um dos maiores desafios do comércio de veículos usados entre pessoas físicas: a defasagem entre o recebimento do pagamento do bem e o registro do carro em nome do comprador. Além disso, o blockchain suprime intermediários no processo.
Solução de problemas de blockchain
Normalmente, um terceiro intermedia esse tipo de negócio, pois as partes não se conhecem. Mas isso torna o negócio mais caro. A tecnologia Blockchain pode ajudar a resolver esse problema. Afinal contrato inteligente (contratos inteligentes) automatizarão o processo e o tornarão mais seguro. Quando um contrato de compra e venda é realizado através do blockchain, o valor da compra não é comunicado à vendedora até que o registro do ativo também seja transferido. Além disso, este acordo não pode ser invertido.
O novo sistema blockchain do Santander ainda está em fase de testes. O banco central escolheu o projeto para o instituto de Inovação Financeira (Elevador). Essas e outras iniciativas ajudarão as autoridades financeiros a desenvolver uma realidade digital Brasil CBDC (Central Bank Digital Currency).
O próximo passo, disse o Santander, é testar as negociações reais com as pessoas e mercadorias selecionadas. A transação usará uma moeda estável em combinação com o real para esta fase de teste, pois o real digital ainda não está no mercado.
O cofundador e CTO da Parfin, Alex Buelau, explicou que os contratos usarão uma blockchain de autorização proprietária desenvolvida pela rede Ethereum. Para promover maior segurança na operação os fragmentos de chave residirão em diferentes servidores e locais, enquanto a custódia será distribuída.
Santander e criptomoeda
Este não é o primeiro envolvimento do banco em ativos digitais. Em julho deste ano, de acordo com relatos da mídia, o Santander anunciou que pretendia lançar um serviço para seus clientes negociar criptomoedas. O banco prometeu reabrir o serviço em 2022, mas não especificou um prazo.
“Admitimos que é um mercado que veio para ficar. Você não precisa reagir ao posicionamento de seus concorrentes. É apenas uma opinião que nossos clientes têm necessidade deste tipo de ativo. Então temos que encontrar a forma mais correta e educativa de fazer isso ”, disse Mario Leões, na época presidente do banco no Brasil.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #cryptocurrecy #SANTANDER #BANCO #BLOCKCHAIN #CARROSUSADOS