A Administración Federal de Ingreso Públicos ou AFIP tem observado o mercado de criptomoedas com muita cautela, desde que a pressão sobre a mineração começou atuar no país.
Em abril de 2022 a então titular da AFIP disse que o mundo deveria observar com mais atenção as criptomoedas, exigindo regras rígidas ao mercado e contendo os efeitos supostamente nocivos dos tokens e ativos digitais.
Chama muita atenção desde então que as investigações contra compahias do setor cresceram, mostrando uma posição dura do estado argentino contra às moedas digitais.
Mais de U$1,6 milhões foram apreendidos em máquinas de minerar criptomoedas
Um estudo atual realizado pela empresa Chainalysis, a Argentina se mostrou como o 2° país da América Latina com maior adesão de Bitcoin, dados esses que indicam um cenário promissor no país.
Na opnião do governo, porém, o assunto é tratado de outra maneira, uma vez que as fazendas de mineração continuam sendo alvos das autoridades locais.
Nesta última semana, por exemplo, uma fazenda de mineração foi localizada pelas autoridades e todas as máquinas foram recolhidas.
Nesta ultima sexta feira a situação voltou a acontecer, quando autoridades da AFIP foram até Mal del Plata, conhecida como “La Feliz”, e recolheram cerca de U$1,6 milhões em máquinas de mineração de criptomoedas em uma fazenda ilegal.
Informações obtidas pela própria Receita Federal da Argentina dizem que o local era clandestino e, por conta de não possuir autorização, teve suas atividades finalizadas.
Funcionários sem direitos trabalhistas
A autoridade argentina ainda aproveitou a investigação desta sexta feira para emitir autos de infração contra a fazenda de mineração, logo após encontrar trabalhadores no local sem registro trabalhista formalizado.
Para localizar a fazenda de mineração clandestina, a Receita da Argentina cruzou informações de seus sistemas que levaram a uma hipótese de compras internacionais de equipamentos eletrônicos sem o pagamento devido de impostos.
Vale ressaltar que nestes últimos dias a atualização do Ethereum para o The Merge praticamente zerou os lucros com mineração por placas de vídeo pelo mundo todo, colocando ainda mais pressão sobre compahias deste setor.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #Mineração #Fazendamineração #Argentina #Eth #Ethereum #ReceitaFederal