O site Financial Times disse nesta segunda-feira dia 19 de setembro, falando que Kwon está teoricamente se recusando a cooperar com uma investigação sobre a implosão de U$ 40 bilhões das moedas digitais LUNA e TerraUSD UST, em maio deste ano 2022.
Os alertas vermelhos são feitos para fugitivos procurados tanto pela procuradoria de um país ou para cumprir uma sentença da justiça.
O site da Interpol diz que um alerta vermelho é como um “pedido para autoridades mundiais localizarem e prenderem preventivamente uma pessoa com extradição, rendição ou ação legal semelhante a pendente”.
As autoridades da Coreia do Sul também teriam pedido que o Ministério de Relações Exteriores do país invalidasse o passaporte sul-coreano do desenvolvedor da rede Terra, uma vez que ele estava “concerteza fugindo e não teria a intenção de aparecer diante de nós para interrogatório”.
“Iniciamos o procedimento para colocá-lo na lista de alerta vermelho da Interpol e cancelar seu passaporte”, alegaram as autoridades nesta segunda-fera, falando que Do Kwon não tinha cooperado com as investigações sobre o colapso de Terraform Labs.
Desenvolvedor da Terra fugindo de autoridades?
O criador da rede Terra alegou no último sábado dia 17 de setembro que não está querendo fugir de qualquer autoridade relevante.
“Não estou ‘fugindo’ nem qualquer outra coisa semelhante ou de qualquer agência governamental que tem interesse em se comunicar comigo, estamos em total cooperação e não temos nada a esconder”, alegou Kwon em um tuíte, respondendo a informes de que oficiais da polícia de Singapura disse que o criador da rede Terra não está hoje na cidade-Estado.
Autoridades da Coreia do Sul disseram que Kwon alegou a investigadores por meio do advogado que não queria responder às convocações de forma imediata.
“Estamos fazendo nosso melhor para tentar localizá-lo e prendê-lo”, segundo um porta-voz das autoridades ao site Financial Times. “Ele está claramente fugindo, uma vez que pessoas centrais na compahia dele também foram para o mesmo país durante a mesma época”.
O pedido para a emissão de um alerta vermelho foi realizado poucos dias após autoridades da Coreia do Sul terem efetuado um mandado de prisão para o criador da rede Terra e ter tentado invalidar o passaporte dele, o que, em teoria, exigiria que Kwon retornasse a Seul dentro de 14 dias logo após o recebimento do aviso de revogação.
A autorização de trabalho do desenvolvedor da rede Terra em Singapura vence em 7 de dezembro deste ano, e um pedido para outra autorização está pendente, segundo uma informação da Bloomberg, falando dos registros governamentais.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #cryptocurrecy #LUNC #LUNA #Terraluna #DoKwon #Coreiadosul #Interpol