Junto a cidade de Guangdong, os testes também vão ser implementados nas cidades de Jiangsu, Hebei e Sichuan, segundo um anuncio do South China Morning Post, falando do vice-presidente do Banco Central da China, Fan Yifei.
Fan disse que o programa é como “uma importante infraestrutura na era digital”, mas não disse uma data específica para o aumento dos testes na China.
No ano de 2020, o banco central do país realizou testes com yuan digital nas provincias de Shenzhen, Suzhou, Xiongan e Chengdu.
China pioneira das CBDCs
Desde o início deste ano, o app para a carteira de yuan digital foi criado nas lojas de aplicativos para Android e iOS na China. Segundo anuncios, teria 261 milhões de clientes únicos da carteira antes do lançamento do aplicativo nas lojas de apps.
Hoje, o aplicativo encoraja testes com yuan digital por meio recompensas em dinheiro para clientes e pedindo para comerciantes varejistas aceitarem pagamentos em e-CNY.
Mesmo que ainda não tenha uma data oficial para lançamento nacional, China assumiu com antecedência uma posição de liderança no desenvolvimento da CBDC para uso público.
Alguns agentes do governo dos EUA, porém, veem o yuan digital como uma ferramenta para vigilância que poderia comprometer a dominância mundial do dólar.
Em março deste ano, um novo projeto de lei foi aprovado pelo Senado dos EUA, tentando responsabilizar a China pelo uso do yuan digital, particularmente em como o país asiático pode aumentar sua rede para os EUA.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Banco #cryptocurrecy #China #Yuan #eCNY #Stablecoin #CBDC