A utilização da tecnologia de rede blockchain no cotidiano é de certa forma inevitável segundo Sr. Renato Ramos de Almeida Hallgren, que é analista do BB Investimentos.
Em entrevista realizada, Sr.Hallgren fala sobre os usos que a Rede Blockchain no Brasil poderia possuir no futuro, regulação do setor e a tokenização do mercado imobiliário. Veja:
Entrevistador– Como você acredita que a Rede Blockchain Brasil será utilizada na prática no mercado imobiliário?
A regulamentação é um fator essencial para uma adoção em maior escala no mercado imobiliário. Neste sentido, ainda não existe uma regulação que ofereça uma certa segurança jurídica para que investidores usem a tecnologia de Blockchain na cadeia de negócios deste setor.
A Rede Blockchain Brasil vai contribuir para o desenvolvimento de um marco regulatório no setor cartorário; onde os órgãos reguladores oficiais vão poder validar via Blockchain as transações imobiliárias, substituindo assim os livros cartorários pelos registros em uma rede Blockchain que ofereça confiança entre os participantes do setor imobiliário.
Na minha humilde opinião, esta utilização prática da Blockchain no mercado imobiliário vai ser de forma lenta e gradual, ajustando a tecnologia inicialmente no ambiente financeiro, tais como a tokenização de ativos imobiliários.
A tokenização de ativos imobiliários tem plenas condições de concorrer com os produtos tradicionais do mercado financeiro e imobiliário tradicional como os Fundo de Investimentos Imobiliários ou FII, Fundo de Investimento em Direitos Creditórios ou FIDC, Certificados de Recebíveis Imobiliários ou CRI.
Com isso o mercado imobiliário vai poder se beneficiar, no curto prazo, com essa utilização da rede Blockchain como mais uma ferramenta de captação de recursos. Uma vez que os projetos imobiliários vão poder ser financiados através da distribuição de tokens que representam uma fração do projeto, e esses tokens vão poder ser negociados e distribuídos de forma global.
Entrevistador– Como você acredita que serão as negociações de imóveis por meio de tokens?
A negociação de imóveis por meio de tokens vai ocorrer com o avanço da regulação do setor imobiliário, sendo um novo marco regulatório no setor cartorário e a adoção dos chamados Legal Smart Contracts que é reconhecido como um contrato juridicamente vinculativo no qual algumas ou todas as obrigações contratuais serão definidas e ou executadas de forma automatica por um programa de computador.
Com isso o Legal Smart Contracts ainda vai contar com os conhecidos oráculos em rede Blockchain, que são ativos conectados na rede, via Blockchain, que conseguem capturar alguns dados e informações fora da rede para validar alguma condição exigida nos contratos que não teriam condições de serem verificadas ou validadas ou auditadas dentro da rede.
Entrevistador– Para onde você vê estes dois mercados andando no futuro, e de que forma em termos de uso?
Eu vejo o registro cartorário e os negócios imobiliários em rede Blockchain inevitáveis para o futuro proximo. A rede blockchain confere maior segurança no registro dos bens patrimoniais, além de diminuir custos e diminuir o tempo de registro nos negócios imobiliários.
Entrevistador– A tecnologia poderia ocasionar uma volatilidade maior nos imóveis devido a liquidez e a negociação em 24 horas. Acredita que isso poderia ser prejudicial para o mercado? se sim, qual seria a melhor forma de controlar esta volatividade?
O desenvolvimento de tecnologia nos mais variados setores da economia sempre resultam em eficiência do processo e segurança nas transações. A dinâmica dos preços no mercado imobiliário envolve muitas variáveis macro e microeconômicas.
Em tese, a tecnologia iria reduzir os custos no ecossistema imobiliário contribuindo para uma possível estabilização dos preços.
Porém, outras variáveis como déficit habitacional, nível de desemprego, renda e crédito ainda predominam na formação de preço dos imóveis.
O BiticaNews publica noticias informativas, de caráter totalmente jornalístico. Essa publicação não constitui e não é uma recomendação de investimento.
Tags:
biticanews.com,noticias,criptomoedas,crypto,cripto,tecnologia,finanças,b3,blosa de valores,mercado financeiro,inteligência artificial,bitcoin,ethereum,solana,luna,lunc,metaverso,criptomoedas do metaverso,como declarar criptomoedas no imposto de renda,bcoin,bomber crypto,quais criptomoedas investir em 2022,criptomoedas gala,quais criptomoedas mais promissoras para 2022,bith11,criptomoedas terra luna,terra luna,melhores criptomoedas para investir 2022,baby doge,criptomoedas baby doge,criptomoedas promissoras 2022,criptomoedas promissoras para 2022,criptomoedas 2022,mercado pago criptomoedas,criptomoedas para 2022,criptomoedas luna,baby dogecoin,jogos de criptomoedas gratis,solana hoje,luna criptomoeda,jogos que pagam em criptomoedas,cripto cars,cripto bomb,cripto gala,nubr33,viia3,farao do bitcoin,bored ape,ccar,g1,cnn,crypto bubbles,terra brasil,minhas finanças banco central,bm4 finanças,minerador,minerar,O Futuro dos Cartorários será a Blockchain, diz Analista do BB investimentos
#BTC #Bitcoin #BiticaNews #Noticias #Comprar #Token #Crypto #Criptomoedas #Altcoins #Mercado #Finanças #Credito #Banco #Corretora #Trader #Analise #Estudo #Grafico #Alta #Baixa #BBInvestimentos #BB #Cartorarios